Tecnologia a favor da saúde

Tecnologia a favor da saúde

Aplicativo ajuda a evitar medicamentos que causam alergia

Desenvolvido pelo médico e professor Fábio Morato Castro, especialista na área de imunologia clinica e alergia, o aplicativo Alergia a Medicamentos, ajuda o público leigo, médicos e farmacêuticos a descobrirem medicamentos que potencialmente causam alergias em pessoas previamente sensibilizadas.

“As pessoas pensam que são alérgicas às coisas novas e não é verdade. Ela é alérgica ao que usa sempre. É como se o organismo, o sistema imunológico falasse assim: aqui não entra mais isso. E aí ela vai ter sempre reação”, alerta o criado do aplicativo, Dr. Fábio Morato Castro. Segundo a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia), 12% da população brasileira sofre com alergias desenvolvidas graças a remédios, e 40% se deve a analgésicos e anti-inflamatórios.

“A maioria dos médicos não domina farmacologia, segundo o meu professor de fármaco, porque é uma matéria difícil, acredito que o aplicativo sirva pra enfermagem também, assim como os técnicos, porque ajuda a reduzir o risco de vida do paciente. Só acho que deveria ser mais divulgado pelos próprios alergologistas, porque evita também que o paciente ande com um papel escrito ou, caso tenha hipersensibilidade a muita coisa, tenha que decorar o que pode ou não”, declara a estudante de medicina, Williamina Dias. Assim como a estudante de medicina, a farmacêutica Livia Melo de Almeida, acredita que o aplicativo seja uma inovação para ajudar os consumidores e também os próprios farmacêuticos.

alergia a medicamentos

O aplicativo pode ser adquirido gratuitamente pelo Google Play ou Apple Store, e é muito fácil de ser utilizado. Ele possui duas opções, consulta simples, onde suas informações não serão gravadas ou registrar usuário. Após a escolha entre um dos dois, basta escrever o nome do medicamento que causa alergia e o medicamento que deseja comprar, caso possuam ou não a mesma composição, o aplicativo alerta se deve ser evitado ou se pode ser utilizado.

Por Julia Guimarães

NO COMMENTS

Leave a Reply