Por Pedro Soares

Se você é mineiro, com certeza já ouviu o trecho da música do César Menotti e Fabiano “se Minas não tem mar, o mar não tem Minas Gerais”. O trecho que virou ditado – pra muita gente – até mesmo um mantra, tem um tanto quanto de verdade.

E hoje iremos mostrar pra vocês que não precisamos mesmo de praia, porque no verão a gente sempre dá um jeitinho. Até porque, não é só de cafezinho que vive o mineiro, então bora lá! 

1 – Cachoeiras 

Aqui não é nem um caso de “quem não tem cão mar caça vai com em cachoeira gato”, Minas Gerais é conhecida como a caixa d’água do Brasil não é à toa. O estado é um dos mais privilegiados do Brasil inteiro quando o assunto é  cachoeira! E, para você que é da região metropolitana de BH o que não vai faltar são opções para se refrescar neste verão.

Você conhece a Cachoeira do Índio? Em Rio Acima, na grande BH, está localizada uma das belezas do Parque Nacional Serra do Gandarela. A apenas 1h do centro da capital, você pode curtir uma trilha maneira com amigos ou sozinho mesmo, se refrescar e tomar aquele banho de cachoeira, que como dizem os cantores de reggae: lavam a alma. 

Essa é só uma das dezenas de cachoeiras e quedas d’água que fazem parte da região metropolitana de BH, então para de se lamentar que aqui não tem praia e vai tomar um banho de cachoeira para, e, como diz Planta e Raiz, sentir a sensação da sua alma sendo purificada por inteira. 

2 – Clubes / parques aquáticos

Se você é uma daquelas pessoas que não gostam de sujar o pézinho de terra, ou não curte muito fazer atividade física, pegar trilha e outras coisas afins – vai levantar dessa cama e fazer um exercício agora – calma, a gente tem um programa legal para você também. Em BH e na região metropolitana da capital temos inúmeros clubes com piscina que você pode estar colando pra mostrar o ombrinho, tomar aquele sol e aproveitar as delícias do verão. 

Se você é ligado no futebol e é sócio torcedor dos times da capital mineira, Atlético e Cruzeiro, vale a pena dar uma olhada nos benefícios do seu sócio e quem sabe aproveitar o clube do seu time mesmo? O Clube Vila Olímpica, do Atlético, é localizado na Avenida D. Pedro I, no bairro Planalto. Já o Clube do Cruzeiro está mais pertinho do centro, na Rua dos Guajajaras, no Barro Preto. 

Mas enfim, nossas indicações não são de clubes de futebol, mas sim de lugares para curtir o verão em BH, então lá vai … O Hotel Gran Minas, em Vespasiano – agora calma! Não precisa brigar comigo, é bem do lado de BH, a cinco minutos da Cidade Administrativa – voltando aqui, o Gran Minas conta com duas piscinas, um ofurô, área de descanso, quadra, sauna, scoth bar, sala de jogos, playground, restaurante, salão de eventos e tudo isso por R$89,00 no day use!!

E se você não gostou de nenhuma das alternativas acima, paciência, mas vale a pena dar uma olhada em outros clubes que a grande BH tem com preços acessíveis para todes.

3 – Bares

E já que Minas não tem mar, eu vou pro bar! Essa frase é um clássico, também é um trecho do axé de Alexandre Peixe e uma das maiores verdades universais, ou melhor, minerais? Um fato é que Belo Horizonte é a capital brasileira dos bares, a cidade com a maior concentração de bares por KM² do país!! Pra você ter uma ideia, de acordo com o site Sou BH  a cada 100 mil habitantes, BH tem 178 bares. 

Já deu pra perceber que opção não vai faltar, né!? Mas hoje nós não só um, mas dois lugares para apresentar a vocês, todos no centro, uma na Augusto de Lima com Rua da Bahia e o outro na Rua dos Goitacazes, bem em frente ao Mercado Central.

No segundo andar do histórico Edifício Maletta, virando à esquerda (sempre à esquerda) logo após a escada rolante a gente encontra um barzinho que é a cara do verão: o Tropical Gastrobar. O Tropical é também conhecido por “prainha”, isso porque assim que chegamos encontramos diversas cadeiras e mesinhas de praia que dão ainda mais esse ar veraneio. 

Com drinques refrescantes de gin a tradicional caipirinha, com rodada dupla nas quintas-feiras e a tradicional gelada, sempre trincando, o Tropical Gastrobar é sempre uma excelente opção para o verão de Belori e se você for universitário, calma, o preço vai caber no seu bolso. 

Agora, se você gosta mesmo de um boteco raiz, ou se você ama andar pelas ruas do centro, com toda certeza vai amar o Bar do Fernando. Na Rua dos Goitacazes, bem em frente ao Mercado Central temos uma opção bem gostosa pra indicar aos boêmios de plantão. 

O Bar do Fernando é um daqueles lugares que se você for uma vez, com toda certeza vai querer voltar mais e mais vezes. Lá você vai ver todos os tipos de pessoas, todas entrosando umas com as outras, embaladas pelo som de voz estridente de alguém que com certeza já bebeu demais cantando Pink Floyd em plenos pulmões no karaokê do bar. 

Essas são apenas algumas opções que nós da Revista Oposta amamos e indicamos com conhecimento de causa!! Mas vale mesmo a pena você ir conferir e depois contar para a gente como foi.

4 – Banho de mangueira

Não sei qual dia do mês você está lendo essa revista, mas se já passou do dia 15 e você é universitário, provavelmente a grana já vai acabando, né!? E pensando nisso, a gente trouxe pra você uma indicação baratinha que vai te proporcionar muita refrescância e diversão. 

Pra começar, você só vai precisar de duas coisas: um espaço aberto e uma mangueira. Sabe aquele pedacinho de quintal da sua casa? Ou aquela laje que você, sedentário, nunca nem utiliza? Então, é lá mesmo que a diversão acontece. 

Junta a sua turma num dia de sol, que nesse verão não está faltando, né!? Abre a mangueira, todo mundo com um traje a ser seguido, o de banho. Se vocês gostarem, cada um leva uma bebida bem refrescante e tá pronta a diversão. 

NO COMMENTS

Leave a Reply