As lutas e resistência de Carlos Alberto Soares, contadas no livro “Seu...

As lutas e resistência de Carlos Alberto Soares, contadas no livro “Seu amigo esteve aqui.”, de Cristina Cachel

Será feito hoje em Belo Horizonte o lançamento do Livro “Seu amigo esteve aqui”, onde são relatadas as experiências de luta de Carlos Alberto Soares durante a ditadura no Brasil. Beto, como era conhecido, passou quatro anos da sua vida engajado na militância esquerdista durante o período da ditadura, e o livro é constituído de 60 relatos colhidos junto a parentes, amigos e companheiros de militância.

Ele era conhecido como uma forte liderança entre os estudantes belo-horizontinos. “Eu vivi isso integralmente, eu era jornalista na época da ditadura, já estava no Jornal Binômio e estudava  na faculdade de Ciências Econômicas. O Beto era uma liderança muito forte no meio estudantil , mas o curioso é que ele não se mostrou assim de imediato, ele andou escondido um tempo e depois apareceu como líder guerrilheiro”, relata Carlos Felipe Horta, jornalista e contemporâneo de Beto, “Ele estava um ano a minha frente na faculdade.” Informa.

Carlos conta que Beto e a também militante Inês Ettiénne, fundaram um bar temático, onde os militantes de esquerda se encontravam. Beto tinha ainda ao seu favor a beleza, que lhe dava facilidade de circulação nos lugares, tornando o trânsito de informações mais acessível para ele, “As mocinhas gostavam dele.”, aponta Carlos.

O regime militar deixou impressões que não saem da cabeça do jornalista. “Eu sabia que as pessoas estavam desaparecendo e estava sendo censurado. Quando eu me formei na faculdade eu já trabalhava no Binômio e no  Na Última Hora, os dois jornais foram fechados. Foram momentos que me deixaram marcas profundas”,  relata o jornalista. As pessoas que viveram o regime preferem certamente os dias de hoje, “Entre todas as podridões dos dias de hoje e o período da ditadura eu prefiro os dias de hoje”, ratifica Horta.

 

Por: Ana Carolina Nazareno e Hemerson Morais

Foto: Internet

NO COMMENTS

Leave a Reply