Por Davi Gomes

A décima etapa do ano foi disputada no circuito de Red Bull Ring, na Áustria, e contou mais uma vez com a disputa da corrida sprint no final de semana. A torcida dos donos da casa e, principalmente, do atual bicampeão Max Verstappen fizeram uma grande festa e foram recompensados com grandes disputas na pista. O formato da disputa quando acontece as sprint race é diferente do habitual.

A qualificação para a corrida principal é feita na sexta feira, no sábado é feita uma nova qualificação mas para a corrida sprint (corrida que o número de voltas corresponde a 100 km do circuito) e logo em seguida os pilotos já voltam à pista para realizá-la. No domingo a corrida principal segue sem alteração.

Qualy da corrida principal

Por todo final de semana, os pilotos sofreram com os limites de pista, por mais que ultrapassassem a linha que faz as demarcações por poucos centímentros, os comissários não aliviaram e deletaram múltiplas voltas dos corredores. Sérgio Perez da Red Bull teve três voltas seguidas deletadas e não conseguiu tempo para passar para o Q3 e largou em décimo quinto. O britânico da McLaren, Lando Norris correu bem e pôde largar em quarto, à frente dele apenas os dois pilotos da Ferrari, Carlos Sainz em terceiro e Charles Leclerc em segundo e pela sexta vez no ano Verstappen foi o Pole Position.

Foto: reprodução.
Qualy da corrida sprint

Novamente os pilotos sofreram com os limites, quem ficou para trás foi Lewis Hamilton da Mercedes, que largou apenas em décimo oitavo. A surpresa ficou por conta do piloto da Haas, Nico Hulkenberg que conseguiu um ótimo quarto lugar no grid de largada, largou em terceiro Lando Norris que seguiu bem, Perez teve enfim suas voltas aceitas e começou em segundo, atrás do seu companheiro Verstappen.

Corrida sprint

Logo nas primeiras curvas, Perez ultrapassou Verstappen, mas o holandês deu o troco ainda na primeira volta. Tentando entrar nessa briga pelas primeiras posições, Norris ficou preso no pelotão e foi ultrapassado por quem vinha atrás e caiu de 3° para 9°, sendo sua posição final. Hulkenberg foi o 2° por várias voltas após aproveitar os erros dos que estavam à sua frente. Mas, não suportou a pressão dos adversários no restante da prova e terminou em 6°.

A corrida começou na chuva, o que poderia dar um pouco mais de emoção, mas o tempo abriu e a pista foi secando aos poucos. No fim, alguns pilotos adotaram a estratégia de manterem-se com os pneus intermediários e outros preferiram parar nos boxes e colocar pneus de pista seca. A grande maioria daqueles que seguiram com os pneus desde o começo da corrida terminaram nas primeiras posições, fazendo valer a estratégia. Verstappen venceu com 21 segundos de diferença de Perez que foi o segundo, seguido de Sainz, o terceiro.

Foto: reprodução.
Corrida principal 

Verstappen teve sua liderança ameaçada na primeira volta pelos pilotos da Ferrari, mas se segurou e disparou na frente. Hulkenberg que vinha fazendo um bom final de semana, teve problemas no carro e abandonou a corrida na volta 13. Quando Verstappen precisou parar nos boxes, foi ultrapassado por Leclerc e Sainz. 

Caindo para terceiro, foi encerrada uma sequência de 248 voltas consecutivas na liderança. Desde o grande prêmio de Miami o piloto holandês não sabia o que era ficar atrás de alguém em corridas. Essa é a terceira maior sequência da história da categoria, ficando atrás apenas de Ayrton Senna, que liderou por 264 na década de 80, e de Alberto Ascari que foi líder por 305 voltas consecutivas nos anos 50. Max precisou de apenas uma volta para passar Carlos Sainz e mais outras nove para deixar o outro ferrarista Leclerc para trás.

Diferentemente das outras etapas, o GP da Áustria trouxe disputas por posições durante toda corrida, já que se trata de uma pista mais curta e os pilotos andam mais próximos. Perez escalou todo pelotão para terminar em terceiro. Norris brigava com que fosse para se manter nas primeiras posições e ganhar mais pontos para a McLaren, e houve também as disputas de Esteban Ocon, Lance Stroll, Alex Albon e Pierre Gasly por um lugar dentre aqueles que pontuam na corrida.

Após o final da corrida, a Aston Martin abriu um protesto para que os comissários analisassem as voltas dos pilotos novamente, pois segundo eles, em vários momentos ocorreram violações nos limites da pista. Após a análise, 80 voltas foram deletadas e vários pilotos sofreram punições. Sainz que havia cruzado a linha em 4°, caiu duas posições, deixando Norris e Alonso uma posição acima do que haviam terminado. Hamilton, Gasly, Ocon, também caíram de posição após sofrerem punições. Ocon inclusive teve adicionado ao seu tempo final de prova, mais 30 segundos por ter saído do limite várias vezes.

Verstappen no pódio. Foto: reprodução.
O resultado

Com o fim de mais uma etapa, Verstappen é mais líder do que nunca, abriu 229 contra 148 de Sérgio Perez. O holandês venceu 7 das 9 corridas disputadas, lembrando que o GP de ímola foi cancelado devido às fortes chuvas que atingiram o local. O circuito de Silverstone na Inglaterra recebe a próxima corrida, já no próximo final de semana.

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