O improviso de Laranja Mecânica

O improviso de Laranja Mecânica

Stanley Kubrick é um diretor controverso, são dele alguns dos maiores clássicos de todos os tempos da sétima arte, como: “O Iluminado” (1980) e “2001 – Uma Odisseia” (1968). Quando se trata de Kubrick não há meio termo ou você o ama ou o odeia. Mas, o longa-metragem em questão é outro clássico do diretor, o filme “Laranja Mecânica” – 1971.
Baseado na obra homônima de Anthony Burgess, “Laranja Mecânica” foi um sucesso de público e crítica. Mas Pauline Kael e Roger Ebert, críticos influentes da época, disseram que o único intuito de Kubrick era promover a violência. O que levou o diretor a impedir que o filme fosse exibido no Reino Unido até o ano de sua morte, 1999.
O filme possui cenas únicas e a forma como a violência é construída de take em take as tornam memoráveis. Como a cena em que Alex DeLarge (Malcolm McDowell) recebe o tratamento Ludovico ou a cena em que DeLarge e seus amigos enfrentam uma gangue e espancam um mendigo. Controvérsias a parte o momento do filme que mais nos chama atenção por sua singularidade e paradoxo é o que DeLarge e seus amigos invadem uma casa e fazem o casal refém. O que se dá a seguir e um amontoado de horrores.
Alex deve invadir e destruir a casa, agredir o marido e estuprar a esposa. A cena que é uma das mais famosas quando se trata de filmes que têm como pano de fundo a violência gratuita, traz nas entrelinhas o fato de que o personagem está se divertindo ao infligir àquela mulher tamanha brutalidade, pois enquanto ele age, ele canta “Singing in the rain”.

Foto: Reprodução Retirada da Internet
Foto: Reprodução Retirada da Internet

A curiosidade:
Kubrick após filmar várias vezes e não gostar do resultado pediu a McDowell, para que ele fizesse o que viesse à mente. McDowell atendendo ao pedido do diretor improvisou e enquanto desenvolvia a cena ele cantava a clássica “Singing in the rain”. Ao terminar de filmar, Kubrick saiu e conseguiu os direitos da música para que assim a cena fizesse parte do resultado final do filme.

https://www.youtube.com/watch?v=pP4lWzlO894

Texto Ana Paula Tinoco

NO COMMENTS

Leave a Reply