Por Davi Gomes

A quarta etapa do circuito mundial da Fórmula 1 foi realizada em Baku, no Azerbaijão, no último final de semana e mostrou que, talvez, tenhamos uma disputa mais acirrada pelo título, diferente do ano passado quando Max Verstappen foi campeão sem grandes problemas.

Isso porque, o holandês atual campeão poderá ter como adversário direto seu companheiro de equipe, o méxicano Sergio Perez, como um dos postulantes ao título, ainda mais depois de dominar as corridas do último sábado (29) e domingo (30).

Para essa etapa, a FIA, entidade que define e rege os regulamentos do esporte, trouxe uma mudança no sistema de disputas. Na sexta-feira, ocorreu a qualificação para a corrida que aconteceu no domingo. Nela não houveram grandes problemas, e teve como destaques positivos a pole position do piloto monegasco Charles Leclerc da Ferrari, seguido dos dois pilotos da Red Bull, Max Verstappen e Sergio Perez. No fim do grid de largada, surpresa para o mal desempenho do francês Pierre Gasly que largou na penúltima colocação na corrida principal.

Foto: Formula One Management

No sábado, outra qualificação foi realizada, mas essa referente a corrida sprint (realizada com um número menor que a corrida principal e com pontuação apenas aos oito primeiros colocados). O resultado não foi muito diferente do que ocorreu na sexta-feira, Leclerc fez novamente o melhor tempo, mas dessa vez seguindo por Perez e depois Verstappen. George Russell da Mercedes que largou em décimo primeiro na corrida principal melhorou seu tempo e largou em quarto na sprint. Nas últimas posições, novamente Gasly mostrou que não era uma boa etapa para ele e sua equipe, a Alpine, além de Nyck de Vries da Alpha Tauri.

Logo após a classificação a corrida foi sem grandes emoções, os únicos acontecimentos diferente a ser destacado foram a breve disputa pela terceira colocação entre Russell e Verstappen ainda na primeira curva da pista e a batida do japonês Yuki Tsunoda em um dos muros do circuito que o fez perder uma das rodas e abandonar a corrida.

No fim a vitória ficou com Perez que após ultrapassar o então líder Leclerc, não teve grandes desafios para vencer a primeira corrida da etapa.

Foto: Formula One Management

No domingo, houve por fim a corrida principal do final de semana, com o seu grid de largada feito na sexta feira, os pilotos se alinharam para a largada às 15hs do horário local. Já nas primeiras voltas o líder Leclerc foi superado pelas duas Red Bulls que vinha atrás a logo caiu para terceiro e no momento em que Max Verstappen liderava, uma batida de De Vries ocasionou um Safety Car para que seu carro pudesse ser retirado em segurança da pista. Nesse momento os engenheiros chamaram Sergio Perez para um pit stop e mantiveram Max na pista, e quando ele foi chamado para sua parada, tomou um undercut (estratégia que as equipes usam para ultrapassar um adversário na parada aos boxes) e viu seu companheiro lhe ultrapassar para não perder mais a primeira posição.

No fim as posição da grande maioria dos pilotos se mantiveram até o encerramento da corrida, não houveram outros problemas e poucas ultrapassagens na corrida. Perez venceu sua segunda corrida no ano, se aproximando de Verstappen na classificação do mundial de pilotos, Max foi o segundo e Leclerc o terceiro. Fernando Alonso foi discreto e terminou em quarto, o hepta campeão Lewis Hamilton ficou em sétimo e não concluíram Nyck de Vries por sua batida e Guanyu Zhou da Alfa Romeu que teve problemas mecânicos no carro.

Foto: Formula One Management

A próxima etapa será entre os dias 5 e 7 de maio em Miami nos Estados Unidos, a primeira das três corridas que o país sediará no calendário da Fórmula 1 este ano.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply