Por Davi Gomes

Depois de um mês, os carros voltaram às pistas para dar sequência na segunda parte do campeonato mundial. Em Zandvoort, na Holanda, pôde ser vista uma grande corrida mesmo que o vencedor tenha sido o mesmo das últimas oito competições.

De volta a pista

As grandes aventuras do final de semana de corrida, aconteceram ainda nos treinos livres de sexta feira. Após uma forte batida, Daniel Riccardo quebrou a mão esquerda e ficou sem condições de correr pela AlphaTauri. Para o lugar do australiano, foi chamado Liam Lawson, jovem (21) piloto neozelandês que teve a grande chance de fazer sua estreia na categoria.

No sábado, a chuva prevista para cair veio com um volume ainda maior, fazendo com que os pilotos tivessem suas atenções redobradas. Com o início da qualificação, as condições climáticas foram melhorando e consequentemente a pista foi secando. Mas, ainda continham partes molhadas e úmidas, que exigiam dos pilotos a usarem pneus intermediários.

O heptacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, não teve bom desempenho em busca da melhor posição para o grid de largada e terminou o qualy apenas em décimo terceiro. A surpresa positiva foi o americano Logan Sargeant, piloto da Williams, que pela primeira vez no ano conseguiu começar uma corrida entre os 10 primeiros. Com a pista seca, os tempos de volta seguiam melhorando, e no fim a pole position ficou com Max Verstappen, da Red Bull, seguido por Lando Norris, da McLaren, e George Russell, da Mercedes.

Foto: Formula One Management.
Chuva com força

No domingo, a previsão do tempo dava que teríamos chuva já na largada e com menos de meia volta disputada, a chuva chegou com força. Como todos os pilotos largaram com pneus de pista seca, foram obrigados a fazerem seus primeiros pit stops logo no início. Alguns decidem trocar seus compostos já na entrada da segunda volta e outros seguiram com suas estratégias e se mantiveram na pista.

Verstappen, Norris e Fernando Alonso, da Aston Martin, os três primeiros naquele momento resolveram ficar na pista mas o atual campeão e o bicampeão espanhol pararam para trocar seus pneus. Enquanto o piloto britânico resolveu continuar, que fez com que perdesse muitas posições por não estar com o pneus adequado para as condições que a pista se encontrava.

Voltas 11 e 12

Nas voltas 11 e 12 o tempo abriu e novamente os pilotos foram aos boxes trocar seus pneus para os jogos de pista seca. Com a parada, Sérgio Perez, da Red Bull, que estava em primeiro, acabou perdendo sua posição para o companheiro que vinha voando atrás, recuperando-se das posições do início quando resolveu ficar na pista com pneus não recomendados.

Durante algum tempo a corrida ficou sem grandes emoções, o piloto monegasco da Ferrari Charles Leclerc era quem mais surpreendeu já que perdia várias posições devido a um dano causado logo nas primeiras voltas, eventualmente o ferrarista abandonou a etapa. Faltando 10 voltas para o fim, pôde ser vista as nuvens carregadas sobrevoando o entorno da pista e uma nova chuva iria chegar a qualquer momento. 

Foto: Formula One Management.
Primeiros pingos de chuva

Assim que os primeiros pingos começaram a cair, alguns dos pilotos já foram para os boxes novamente para trocar seus pneus e ganhar vantagem sobre os adversários. Mas a mudança de pneus para os intermediários, não seria suficiente para a quantidade de água que caía no circuito e foram necessárias novas mudanças, para os pneus de chuva extrema.

Com a dificuldade de pilotar nas condições que a pista apresentava, muitos pilotos acabaram errando. Mas foi Guanyu Zhou, da Alfa Romeu que se deu mal. O chinês bateu no muro e foi necessário uma bandeira vermelha para que pudesse ser consertada a barreira de proteção. Com a barreira refeita e mais um tempo de espera para que o clima melhorasse, foi dada a largada e de cara Norris e Russell se tocaram e quem levou a pior foi o inglês da Mercedes que caiu para a última posição. 

Foto: Formula One Management.
Final

No fim, mais uma vitória para Max Verstappen, que igualou o recorde de Sebastian Vettel, ambos com nove vitórias consecutivas, em segundo ficou Fernando Alonso, e para fechar o pódio, Pierre Gasly, da Alpine. Perez que havia cruzado a linha de chegada em terceiro foi punido com cinco segundos adicionados ao seu tempo final por exceder o limite de velocidade nos boxes, caiu para quarto.

Foto: Formula One Management.

A fórmula 1 volta no próximo final de semana para o Grande Prêmio de Monza, na Itália.

NO COMMENTS

Leave a Reply