Por Davi Gomes

A temporada da Fórmula 1 segue sem surpresas, com a Red Bull ganhando corridas atrás de corridas e deixando claro a diferença entre seus carros e pilotos sobre seus adversários. O lendário circuito de Monza, na Itália, recebeu a 16ª etapa do campeonato. E como vem acontecendo nos últimos anos, sempre com uma expectativa alta para os fãs na categoria. 

Sessões de sábado

Nas sessões de qualificação de sábado (2), os carros da Williams que foram o centro das atenções. Ambos não fazem um grande campeonato mundial, mas vez ou outra aparecem para brigar por posições maiores no grid. Os pilotos Logan Sargeant e Alex Albon, mostraram a potência do carro nas retas, aproveitando o traçado da pista e se colocaram em boas posições para a largada. O que foi melhor para Albon, que largou em sexto.

Os melhores foram Carlos Sainz, que conquistou a importante pole position para a Ferrari na Itália, que levou os torcedores ao delírio. Em segundo com sua Red Bull, Max Verstappen, e o outro ferrarista Charles Leclerc teve o terceiro melhor tempo.

Sessões de domingo

No domingo (3), antes mesmo da largada, o japonês Yuri Tsunoda, piloto da Alpha Tauri, teve problemas no carro, enquanto os outros faziam a volta de apresentação. O início da corrida precisou ser abortada, e, por conta disso,  a direção de prova decidiu diminuir a quantidade de voltas da corrida, passando de 53 para 51.

Foto: Formula one management.

Quando finalmente as luzes se apagaram e a corrida começou, Sainz conseguiu se manter em primeiro, evitando que o líder do campeonato o passasse. Albon, que vinha mais rápido que Norris, da McLaren, ultrapassou o britânico para assumir a quinta colocação ainda na segunda volta.

Nas voltas seguintes, Verstappen buscava a liderança mas tinha dificuldades de ultrapassar o líder espanhol. Na volta 6 foi quando o holadês teve sua melhor chance até o momento, mas teve as portas fechadas e precisou recomeçar o ataque.

Dobradinha da equipe

A cada volta, a distância dois diminuía. Foi quando na volta 15, Sainz errou o tempo da freada na primeira do circuito e deixou espaço para que Verstappen se aproximasse e concluísse a ultrapassagem. A partir desse momento, Verstappen, que não dá chances para ninguém, dispara na liderança.

Enquanto a Red Bull ia rumo a mais uma vitória, a outra de Sérgio Perez vinha em quarto buscando mais um pódio. Com um ritmo mais forte que as duas ferraris à frente, o mexicano tentava de todas as formas fazer as ultrapassagens. Na volta 32 ele consegue superar Leclerc sem dificuldades e ia chegando perto de Sainz volta a volta. Eis que faltando cinco voltas para o fim, Perez consegue superar o outro carro italiano, para assumir o segundo lugar e confirmar mais uma dobradinha da equipe.

Foto: Formula one management.

Mesmo com a corrida perto do fim, os dois pilotos da Ferrari brigavam entre si para ver quem terminaria em terceiro e subiria ao pódio. Leclerc, que vinha atrás, pressionava seu companheiro e quase causando um acidente, desobedecendo ordens dos seus engenheiros, que pediam para ele seguir nas posições que já estavam. No fim, não houveram mais alterações e Verstappen venceu mais uma, a décima consecutiva, estabelecendo o recorde absoluto de mais vitórias seguidas.

Foto: Formula one management.

A Fórmula 1 agora tem uma semana de descanso. A volta das atividades acontece no dia 15 de setembro para os treinos livres, e com corrida marcada para o dia 17 em Singapura.

NO COMMENTS

Leave a Reply