Page 288

As decorações de Natal estão sendo instalados em avenidas, praças e prédios importantes para a capital e região metropolitana. Está marcada para o dia 2 de dezembro a inauguração dos enfeites luminosos pela cidade.

As praças recebem uma atenção especial, explicou Cláudia Travesso, responsável há 9 anos pelas decorações. “Cada praça tem uma temática diferente, todo ano. Por exemplo, a decoração que estamos montando na Praça da Liberdade é uma homenagem ao Circuito Cultural. Em Contagem homenageamos a 8ª edição do Programa da Brigada da Limpeza numa praça e na outra os carroceiros. Vai ter Papai Noel em carroças e Papai Noel varrendo.”

Toda decoração e mão de obra são pagas pela Cemig, por meio de licitações concessionadas. Os encarregados que trabalham instalando todos os enfeites são funcionários da  Encel – Empresa de Engenharia de Construções Elétricas, que é contratada pela Cemig. “Às vezes trabalham 60, outras vezes 300 funcionários” confirmou Cláudia.

O professor de Artes Plásticas da Escola Guignard, Abílio Abdo, gosta das decorações luminosas que vem junto com o final do ano. “A luz faz parte do contexto do Natal, ajuda as pessoas a entrar no clima. Eu trouxe meus filhos quando eram pequenos e ano passado trouxe meu neto. Mas só demos umas 2 voltas em volta da praça de carro, fica muito congestionado. Esse ano vai ser a mesma coisa.” finaliza Abdo.

Texto: Camila Lopes Cordeiro

Foto: Umberto Nunes

Desde o dia 20 até o dia 30 deste mês está acontecendo o 18º Fórum de Antropologia e Cinema, com mostras de filmes etnográficos e documentários.

Realizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Fórum trouxe um dos cineastas mais ilustres de Israel, conhecido por seu compromisso com a justiça social, cultural e política do Oriente Médio.  Avi Mograbi é referência por seu experimentalismo e contribuição inovadora para a linguagem cinematográfica.

Hoje, no Cine Humberto Mauro, uma das mais prestigiadas obras de Avi será exibida: “Uma vez entrei num jardim”, às 21h. E o melhor de tudo é que o próprio diretor conduzirá os expectadores durante a exibição!

A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do inicio da sessão. Recomenda-se chegar com antecedência.

Cine Humberto Mauro: Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte.

Tel: (31) 3236-7400

Para saber mais sobre Avi Mograbi e conhecer o trabalho do cineasta acesse: https://www.avimograbi.com/#!watch-now/ck0q

Texto: Camila Lopes

Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, 26, as ruas de Belo Horizonte ficaram coloridas de azul, preto e branco. O jogo da final da Copa do Brasil era inédito, uma vez que era o maior clássico entre Atlético e Cruzeiro de todos os tempos.

Com dois gols de vantagem para o Atlético, dificilmente o time celeste conseguiria vencer, e realmente, não conseguiu. Nem precisava de gol pra vencer, mas mesmo assim, o time alvinegro insistiu e marcou 1×0 sobre o Cruzeiro. Os foguetes não paravam as buzinas já estava virando rotina e os gritos de “GAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALO” não cessavam mais.

Quando o Atlético ganhou a Libertadores, a massa atleticana desceu para a Praça Sete e foi uma festa que só. Ontem, não foi diferente. Beirava 1h da manhã e só descia mais gente e a felicidade era contagiante, até para quem não era torcedor. Durante a madrugada, quem é morador do centro com certeza teve dificuldades para dormir. Era bomba, foguete e muito, muito, muito grito e cantoria do hino do time.

O jovem Wagner Ribeiro, 21, explica que a paixão pelo time alvinegro praticamente nasceu com ele. “Meu pai sempre que tinha a oportunidade, me levava pro campo, desde que eu era novinho ainda. O amor foi crescendo sabe? Quando você se dá conta, já ta gritando e chorando pelo time”, explica.

O estudante de administração Lucas Vasconcelos, 19, afirma que ganhar uma Copa do Brasil já é maravilhoso, mas ganhar do maior rival dá um gosto ainda melhor. “Foi um sentimento inexplicável, de alívio, porque é um título tão sonhado pela massa atleticana e em cima do maior rival e no maior clássico da história. Um sentimento de vingança, já que o Cruzeiro ganhou o brasileirão esse ano, mas não conseguiu ganhar do maior rival, então, só lamento”, esclarece.

A massa atleticana sempre foi conhecida por ser muito apaixonada e fiel ao time, e agora, com o Atlético Mineiro ganhando cada vez mais campeonatos, a torcida vai agraciar ainda mais os craques que jogam no time.

Texto: Luna Pontone

Foto: Marcelo Fraga

O Centro Cultural Banco do Brasil recebe a exposição “Ciclos” – Criar com o que temos, inspirada no trabalho do artista francês Marcel Duchamp, que completa em 2014, cem anos dos seus primeiros ready- made. Um estilo de trabalho que revela a arte através de criações feitas com objetos utilizados no cotidiano dos artistas. As obras estão espalhadas por todo o centro cultural, e ainda ocupa a parte externa do local, permitindo a interação do público com as criações.

O projeto traz peças de doze artistas de diferentes nacionalidades, entre elas “Desarme” do mexicano Pedro Reyes e “#720” da norte-americana Petah Coyne. Os objetos utilizados pelos artistas se comunicam com a memória dos visitantes, e além de ganhar novas formas propõe a eles novos significados. O objeto se transforma em outro a partir das sensações causadas pela estrutura e o espaço ocupado por eles.

Um dos exemplos é a composição “Espelho do Lixo”, do israelense Daniel Rozin, em que o artista deu a forma de um espelho ao lixo de Nova York, quando os visitantes se movimentam diante dela a obra reflete sua forma, trazendo a ideia de que o nosso lixo é também um reflexo de nós mesmos.

Outra obra de destaque é a Cabeça de Chiclete, trabalho do canadense Douglas Coupland que convida o público não só visitar a exposição como interagir com ela. Na parte externa do Centro Cultural foi alocado uma estrutura da própria cabeça de Coupland, que propõe às pessoas que passam no local a pregarem chicletes na obra. O objetivo do artista é desafiar a ideia de vandalismo, fazendo um contraponto com a dificuldade para se remover a goma de mascar das superfícies. O canadense traz ainda questionamentos com  “Slogan para o Século 21” – mural com frases que desafiam os pensamentos sobre diversos temas.

DSC_0088
Cabeça de Chiclete

“Ciclos” está aberta para visitação até 19 de janeiro de 2015, de quarta à segunda-feira, de 9 às 21h, com a entrada franca.

Por: Victor Barboza, Felipe Chagas e Ítalo Lopes
Fotos: Felipe Chagas

0 1173

A IV Bienal do Livro passou pela capital mineira e deixou lembranças. De 14 a 23 de novembro o evento ocorreu no Expominas, região oeste de Belo Horizonte. Durante os dias da exposição várias atrações estiveram presente, como Gregório Duvivier, do Porta dos Fundos e a escritora Thalita Rebouças. Na última quinta-feira, foi a vez de Felipe Neto, do canal “Não Faz Sentido” e da produtora “Parafernalha”. O vlogger participou do “Conexão Jovem” na Bienal e falou da sua vida como youtuber e empreendedor.

Felipe Rodrigues Vieira Neto, ou apenas Felipe Neto, foi um dos primeiros vloggers do YouTube Brasil. Ele e o PC Siqueira, do “Mas Poxa vida”, deram inicio aos famoso canais que viraram uma febre. Entretanto, o jovem enfatizou que o objetivo não era manter o foco na produção de vídeos. “Eu percebi que alguma coisa ia acontecer, o YouTube estava virando onde jovens entravam para assistir conteúdo e a TV não”, explicou Neto. O crescimento na produção foi gerando novas ideias de investimento para Felipe, que foi desenvolvendo sua empreitada.

Tendo dado inicio no seu atual ramo profissional em 2010, o jovem afirmou que nunca pretendeu deixar as coisas só no “Não Faz Sentido”. Ao longo do bate papo, o empresário disse que sempre quis abrir um negócio. Desde que o primeiro vídeo ganhou visibilidade, teve a ideia de transformar em algo maior, mas destaca que é um processo de aprendizagem, tentativa e erro. “Na minha vida inteira eu fiz coisas que deram errado até eu dar certo. Eu fali três empresas antes de começar o “Não Faz Sentido”, disse Neto. “Eu tomei golpe de quadrilha, perdi dinheiro que eu tinha no banco. Eu era designer gráfico e perdi meus clientes todos em 2008 por causa da crise financeira”, acrescentou.

A partir do crescimento do primeiro canal, Felipe falou ter pensado criar algo que não dependesse dele. Assim que teve visibilidade, criou outro canal, também de humor, mas que não era baseado na figura dele. Nesse novo espaço outros artistas também teriam um lugar para expor seus trabalhos e, juntos, crescerem e aperfeiçoarem seus produtos. Com isso, deu-se início ao “Parafernalha”, um canal que, em pouco tempo, ficou duas vezes maior que o “Não Faz Sentido” e, por meio dele, outros youtubers tiveram um local onde é possível aperfeiçoar o formato de seus vídeos, e compreender melhor o fenômeno YouTube e, assim, se profissionalizarem.

Durante a conversa, Neto falou sobre um curso que está fazendo na faculdade de Harvard, nos Estados Unidos. Com o crescimento da “Parafernalha” e a criação da “Paramaker”, o empresário precisou estudar mais o mercado e se capacitar para continuar desenvolvendo sua empresa. “Para eu tocar a empresa, preciso ter o embasamento teórico e prático, o prático eu estou aprendendo no dia a dia, mas me faltava o embasamento teórico mais forte, por que eu não fiz faculdade”, contou Neto. “Então decidi fazer o curso em Harvard para ter mais condições de conduzir a minha empresa na rapidez em que ela está crescendo e não cometer bobagens e acabar prejudicando o meu negócio”, acrescentou.

Quanto ao seu inicio no YouTube, Neto ressalta que é trabalhoso. Ao fazer um vídeo e colocar na internet você fica suscetível às críticas. Para o vlogger a melhor forma de lidar com ela é focar no seu público alvo e procurar, nos comentários positivos ou não, aquilo que poder ser construtivo para seu trabalho. “O que for de xingamento, ofensa, não muda nada. Então eu foco só nas pessoas que gostam do meu trabalho, e as que não gostam eu filtro, se a pessoa está me falando uma dica legal, eu uso, senão ignoro. E eu acho que é dessa maneira que você tem que sobreviver nesse meio, cara, por que é um meio muito novo”, explicou.

Felipe Neto comentou ainda sobre o fim do “Não Faz Sentido”. Disse que desde sempre soube que um dia o canal acabaria. “Eu não podia apostar no mesmo formato pro resto da minha vida”, contou. A necessidade de adaptar o trabalho que fazia sempre fez parte dos planos de Neto. Mesmo sendo chamado de louco e de megalomaníaco por apostar em um coisa que seria criado do zero (Parafernalha) ao invés de algo que já estava dando certo (Não Faz Sentido). “Daqui a pouco eu sou casado, como cinco filhos, falando: “Previdência não faz sentido, aposentadoria”, entendeu? Então não ia fazer sentido nenhum (risos)”, brincou o empresário.

Texto e Foto: Umberto Nunes.

Entrevista: Italo Lopes.

O humorista, ator e escritor, Gregório Duvivier, 28, esteve na Bienal do Livro no sábado, 15, para um bate-papo com fãs. Em conjunto com a cantora Adriana Calcanhotto, 49, ele recitou poemas e falou de sua preferência por autores e livros. E entre um pedaço de pizza e um copo de refrigerante cedeu uma entrevista ao Contramão.

_”Vocês não importam de eu comer não né? Não comi nada o dia inteiro”.

Falou de suas influências literárias, sua fase como colunista e as polêmicas que esses textos trouxeram para sua carreira.

051116_010  (Gregório recita trechos do seu poema Ligue os pontos)

Literatura:

“É muito difícil falar livros da vida toda. Eu gosto muito de estrangeiros, do Philip Roth, um dos livros dele, O animal agonizante, é lindo. De literatura brasileira eu sou apaixonado com o João Ubaldo Ribeiro, o Viva o Povo brasileiro é magnífico. Rubens Figueiredo com Barco a Seco, Machado de Assis que é genial com Dom Casmurro,  do Campos de Carvalho tem a “Vaca de nariz sutil, gosto muito de todos esses.

Acho que tem muita coisa nova e boa de literatura hoje em dia. Antônio Prata e Fabricio Corsaletti eu sou apaixonado. Na poesia tem Alice Sant’Anna e Bruna Beber, e muitos outros bons.

Tem alguns livros que me fizeram gostar muito de ler, e acho que tem que começar por eles, não dá pra começar pelos clássicos. Gênio do Crime, lembra? Eu adorava, eu li ele com oito ou nove anos e fiquei apaixonado. Um tipo bom de livro pra cativar o leitor é Matilda do Roald Dah, adorava, li mil vezes, também é da literatura estrangeira. No Brasil tem ótimos livros juvenis, Adriana Falcão tem uns muito bons, “Luna Clara e Apolo 11” é um livro lindo.

Recentemente acabei de ler um livro da Chimamanda Ngozi, é uma autora nigeriana da Companhia das Letras, o livro fala sobre identidade nigeriana africana, o que é ser africano hoje em dia. É um romance maravilhoso.”

Identificação com a escrita

“Minha paixão pela escrita veio na faculdade mesmo, eu gostava de ler, mas escrever mesmo, só na faculdade. O professor que me motivou foi o Paulo Henriques Britto.”

A nova fase do colunista retrata bem um profissional que é multifacetado, do palco para a internet, de lá para o cinema e dele para as páginas do jornal.  E em todas as mídias trabalhadas por Duvivier ele sempre trouxe a temática do humor. Na entrevista foi questionado se agora nos textos há um limite no humor para que seu espaço no jornal não seja interpretado como brincadeira, e foi bem enfático ao responder.

“Eu gosto na verdade disso, de a pessoa ficar pensando se é uma brincadeira ou não. Eu acho que isso é bom, esse tipo de provocação. É bom porque todo mundo quando lê uma coisa tem que duvidar um pouco, as pessoas têm que parar de acreditar em tudo que lê. Então acho bom brincar com isso ‘será que esse cara está falando sério, ‘será que ele não está’, eu adoro esse lugar entre o humor e o jornalismo. Então como o jornal é um lugar de seriedade, quando você escreve, as pessoas acham que você está falando sério.”

Há diferença entre o público da internet e do jornal?

“Não! Eu não vejo muito assim, eu acho que é o mesmo público. O público que me lê na Folha é o mesmo que me acompanha. As pessoas volta e meia perguntam, ‘como vou escrever para um público adolescente?’. Aí fazem umas coisas bobas pra adolescentes, eles gostam de qualidade, como qualquer pessoa. Se você faz uma coisa boa o adolescente vai gostar, de verdade. Esse foco no adolescente eu acho ruim, por exemplo, quer focar na internet e fazer uma coisa bombar? Isso não existe, se for bom vai fazer sucesso na internet ou no cinema. Acho que o Porta dos Fundos, por exemplo, poderia acontecer no cinema ou na televisão. O que mais viraliza no mundo é a qualidade.”

Polêmica durante as eleições:

Durante o período eleitoral Gregório escreveu alguns textos que incomodou algumas pessoas adeptas a partidos políticos de direita. O motivo foi o humorista ter declarado apoio à candidatura da petista Dilma Rousseff, em alguns textos. Dá pra citar como exemplo a crônica “Chupa, Dado”, em que ele revida as críticas recebidas pelo ator Dado Dolabella, 34, e explica os motivos de ter declarado seu voto no PT.

A nova publicação também teve um grande número de visualizações e críticas, e o autor explicou à nossa equipe como interpretou e lidou com esse momento.

“Escrever pra jornal é outro tipo de relação com o leitor, porque as pessoas já leem jornal com pedras nas mãos. Já veem querendo te julgar e odiar. Na primeira crônica já tinha gente me xingando. Nas minhas crônicas gosto de expor a minha opinião, que é no geral mais de esquerda. E as pessoas tem ódio da esquerda no Brasil, a gente tem uma direita muita raivosa e medrosa no Brasil. Dizendo que tudo vai virar uma ditadura ou vai virar Cuba. Basta dar uma opinião um pouquinho mais forte que você vai ser xingado. Triste né?”

Gregório escritor:

“Estou escrevendo um livro, um romance. Na verdade nem tem nome ainda. É um projeto para o ano que vem.”

 

Texto e foto: Ítalo Lopes

Audio: Priscila Mendis